O Gabinete do Dr. Caligari , Robert Wiene (Das Kabinett des Doktor Caligari) estreouo em 27 de fevereiro de 1920 entrou para a história do cinema mudo alemão e mundial como um dos primeiros filmes de suspense, dos primeiros a serem produzidos em estúdio – numa pequena casa em Berlim-Weissensee, no inverno de 1919-1920 - e uma obra-prima do Expressionismo. Em tom surrealista, estranhos efeitos de luz e sombra compõe o clima psicológico, juntamente com cenários e ângulos distorcidos.
Os cenários, criados em pedaços de madeira e pano pelos pintores expressionistas Walter Reimann e Walter Rohrig e pelo cenógrafo Hermann Warm, ainda existem e fazem parte do acervo do Museu do Cinema Henri Langlois, em Paris. Fritz Lang, que se tornaria um célebre diretor alemão dos anos 20, colaborou no roteiro.
Na Alemanha pós I Guerra Mundial surge um movimento de vanguarda dos mais representativos, o expressionismo que iniciou-se na pintura com Ernst Ludwig Kirchner (1880 – 1935), Vassily Kandinsky (1866 – 1944) e Paul Klee (1879 – 1940), mais tarde acrescentando ao cinema nuances até então não imaginados.
O Gabinete do Dr. Caligari (1919), de Robert Wiene, trazia a história de um médico recém chegado a um vilarejo, que transforma seu sonâmbulo assistente em um assassino. O filme tem um clima sombrio provocado pelos cenários e técnicas de iluminação, que viriam a ser uma marca da escola expressionista. Além da composição sombria, a temática e a estrutura narrativa são pontos comuns entre os filmes expressionistas.
Wiene utiliza técnicas de iluminação que dão um ar dúbio ao personagem, em O Gabinete do Dr. Caligari, ocorre uma inversão de papéis, quando o
sonâmbulo hipnotizado pelo Dr. Caligari volta-se contra ele e, de vítima, passa à condição de carrasco; a luz enfatiza essa transformação. A sombra é um elemento particular da iluminação, que pode denotar ameaça, angústia; a sombra do sonâmbulo assassino encobrindo sua vítima já transmite ao
espectador o assassinato prestes a acontecer. Luz e sombras representam a
dicotomia bem versus mal; aspecto presente no cinema expressionista, onde personagens “bons” recebem “mais luz” do que personagens de má índole.
Quanto à temática,os filmes expressionistas tratam do fantástico e do sombrio, trazendo uma enorme galeria de personagens vilões geralmente ligados ao sobrenatural ou à loucura.
Este filme é de domínio público, pra quem ficou curioso vai ai o link no youtube
Ficha
Título original: Das Cabinet des Dr. Caligari.
Ano/País/Gênero/Duração: 1919/ALE/Terror/78min
Produção: Rudolf Meinert e Erich Pommer
Direção: Robert Wiene
Roteiro: Hans Janowitz e Carl Mayer
Fotografia: Willy Hameister
Música: Alfredo Antonini
Elenco:
Werner Krauss ... Dr. Caligari
Conrad Veidt ... Cesare
Friedrich Feher ... Francis
Lil Dagover ... Jane Olsen
Hans Heinrich ... Alan
Rudolf Lettinger ... Dr. Olsen
Título original: Das Cabinet des Dr. Caligari.
Ano/País/Gênero/Duração: 1919/ALE/Terror/78min
Produção: Rudolf Meinert e Erich Pommer
Direção: Robert Wiene
Roteiro: Hans Janowitz e Carl Mayer
Fotografia: Willy Hameister
Música: Alfredo Antonini
Elenco:
Werner Krauss ... Dr. Caligari
Conrad Veidt ... Cesare
Friedrich Feher ... Francis
Lil Dagover ... Jane Olsen
Hans Heinrich ... Alan
Rudolf Lettinger ... Dr. Olsen
Nenhum comentário:
Postar um comentário